DENSIDADE DE TORQUE
(Torque de catálogo / Peso)
Este conceito é extremamente importante para a conscientização sobre a importância da densidade de torque, principalmente em redutores planetários.
A densidade de torque (N.m/kg) é o resultado da divisão do torque de catálogo (ou nominal) do redutor pelo seu respectivo peso. Quando um redutor possui a densidade de torque maior, significa que ele tem a capacidade de transmitir maior torque com um peso menor. Para aumentar a densidade de torque de um redutor é necessário ter o domínio das tensões e das deformações que ocorrem nos elementos mecânicos (eixos, porta planetas etc), conhecendo suas intensidades e os locais onde elas ocorrem. Tendo este domínio, é possível trabalhar na geometria do redutor, com a distribuição inteligente da massa. Desta forma, obtemos a perfeita distribuição de torque e o equilíbrio das cargas nas engrenagens planetárias. Com isso os rolamentos e o engrenamento trabalham com as cargas reais bem próximas às cargas consideradas nos cálculos na fase de projeto. Portanto, os fatores de serviço calculados e tempo de vida dos rolamentos determinados pelo projeto são reais, uma vez que as cargas atuantes nos elementos internos são próximas ao cálculo teórico.
DENSIDADE DE TORQUE DO PLANETÁRIO REVOLUTION
• 199,7 N.m/kg
REDUTORES PLANETÁRIOS EXISTENTES NO MERCADO BRASILEIRO
• 132 N.m/kg / 146 N.m/kg
A Zanini Renk, empresa comprometida com a inovação, já está usando o conceito de densidade de torque em seus redutores planetários da linha REVOLUTION.
Consulte-nos e conheça as vantagens dessa tecnologia inovadora.